Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.29, n.52 (2015)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.29 no.52 Rio Claro ago. 2015

Editorial
· O que pode um Editorial?
Miarka, Roger

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Artigos
· A École Polytechnique de Paris: mitos, fontes e fatos
Amadeo, Marcello; Schubring, Gert

· Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Buriasco, Regina Luzia Corio de

· Reflexões sobre Relações entre Currículo, Avaliação e Formação de Professores na Área de Educação Matemática
Pires, Célia Maria Carolino

· Ethnomathematics of an Argentine Craft: identifing ethnomodels of braid
Albanese, Veronica

· Paquimé. Mesoamerican Influence of Mathematical and Astronomical Thinking
Ríos, Alberto Camacho; Luján, Bertha Ivonne SÁNCHEZ

· Prehispanic Designs, Movements and Transformations in the Circle and Initial Teacher Training
Aroca, Armando

· Possibilidades Filosóficas em Etnomatemática
Marchon, Fabio Lennon; Fantinato, Maria Cecília

· Caminhos do Significado em Atividades de Modelagem Matemática: um olhar sobre os interpretantes
Silva, Karina Alessandra Pessoa da; Almeida, Lourdes Maria Werle de

· Teaching Modelling at University Level: the institutional relativity of study and research paths
Barquero, Berta

· Constituição de Comunidades de Práticas Locais e o Ambiente de Aprendizagem da Modelagem Matemática: algumas relações
Braz, Bárbara Cândido; Kato, Lilian Akemi

· A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
Amado, Nélia; Sanchez, Juan; Pinto, Jorge

· Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio
Teixeira, Bruno Rodrigo; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade

· Primary School Teachers’ Didactic-Mathematical Knowledge When Teaching Probability: development and validation of an evaluation instrument
Vásquez, Claudia; Alsina, Ángel

· Ritual Procedures while Solving Tasks in Algebraic Context in Pre-Service Mathematics Teachers
Fernández, Jimena; Ochoviet, Cristina

· O ensino de frações via resolução de problemas na formação de futuras professoras de pedagogia
Proença, Marcelo Carlos de

· O que é Realmente a Matemática? Quem Quer Saber?
Otte, Michael Friedrich; Barros, Luiz Gonzaga Xavier de

Resenhas
· Uma Escola Pode e Muito Mais, Senhor!
Fernandes, Filipe Santos

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
Rodrigues, Thiago Donda

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Uma Leitura das Falas dos Alunos do Ensino Fundamental sobre a Aula de Matemática
Litoldo, Beatriz Fernanda

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Um estudo sobre as contribuições de um curso de formação continuada a partir das narrativas de professoras que ensinam matemática
Dombrowski, Adriane Elisa

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Errata
· ERRATA

· texto em Português · Português ( pdf epdf )

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20150002&lng=pt&nrm=iso