Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.29, n.51 (2015)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.29 no.51 Rio Claro abr. 2015

Editorial
· Editorial

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Artigos
· Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
D’Ambrosio, Beatriz Silva; Lopes, Celi Espasandin

· (Etno)matemática como discurso
Skovsmose, Ole

· Conhecimento Matemático para o Ensino de Diferentes Significados do Sinal de Igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Trivilin, Linéia Ruiz; Ribeiro, Alessandro Jacques

· A Proposal for the Analysis of Prospective Teachers’ Mathematical Practices on Derivatives
Pino-Fan, Luis R.; Godino, D. Juan; Font, Vicenç

· Dispositivo Experimentoteca de Matemática: produção na imanência
Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento; Marocco, Tamiris Taroco

· Clock problems. Historical Examples and Didactical Considerations
Seguí, Vicente Meavilla; Marcén, Antonio M. Oller

· Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano
Carvalho, Dierson Gonçalves de; Bellemain, Paula Moreira Baltar

· Specialized Knowledge of One Primary Mathematics Teacher Teaching Rational Numbers
Rojas, Nielka; Flores, Pablo; Carrillo, José

· Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
Campos, Ilaine da Silva; Araújo, Jussara de Loiola

· Epistemological, Historical, and Didactic Aspects of University Teaching Faculty Professional Knowledge of Probability
Barragués, José I.; Morais, Adolfo; Guisasola, Jenaro

· Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
Gereti, Laís Cristina Viel; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores

· Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas
Pranke, Amanda; Frison, Lourdes Maria Bragagnolo

· Compreensão do Conceito de Razão por Futuros Educadores e Professores dos Primeiros Anos de Escolaridade
Fernandes, José António; Leite, Laurinda

· Um Estudo da Criação e Desenvolvimento de Licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bittar, Marilena; Nogueira, Renato Gomes

· O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
Quintas, Sandra Maria Oliveira; Ferreira, Antónia Rosa O. F. T.; Oliveira, Hélia Margarida A. P.

· High-School Students’ Use of Intuitive Simple Approximation and Feedback Phenomena in Sequences
Mellado, Francisco-Javier Claros; Compaña, Teresa Sánchez; Benarroch, Moisés Coriat

· Competência Cognitiva e Resolução de Problemas com Equações Algébricas do 1° Grau
Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dorneles, Beatriz Vargas; Golbert, Clarissa Seligman

· Apropriação como Produção Coletiva na Atividade e Internalização como Resultado desta Atividade: um exemplo de álgebra elementar na sala de aula
Costa, Eveline Vieira; Santa-Clara, Angela

· As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
Lovis, Karla Aparecida; Franco, Valdeni Soliani

· Professional Development of Mathematics Teacher from their Classroom Tasks proposed in a Teacher Education Course
Ramos-Rodríguez, Elisabeth; Martínez, Pablo Flores; Ponte, João Pedro da; Verdejo, Antonio Moreno

Resenhas
· Alterações e Manutenções: leituras sobre a geometria como saber escolar
Garnica, Antonio Vicente Marafioti

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Pró-Letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA
Dombrowski, Adriane Elisa

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· As Geometrias Esférica e Hiperbólica em Foco: sobre a Apresentação de alguns de seus Conceitos Elementares a Estudantes do Ensino Médio
Brum, Wanderley Pivatto; Schuhmacher, Elcio; Silva, Sani de Carvalho Rutz da

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação
Assis, Luciana M. Elias de

· texto em Português · Português ( pdf epdf )

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20150001&lng=pt&nrm=iso