Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.28, n.50 (2014)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.28 no.50 Rio Claro dez. 2014

Editorial
· EDITORIAL

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Artigos
· Estudo sobre a Visão do Professor em Relação à Argumentação e Prova Matemática na Escola
Aguilar Junior, Carlos Augusto; Nasser, Lilian

· Os Tipos de Conhecimento que são Usados por Alunos Superdotados na Oitava Série Durante a Resolução de Problemas
Baltacı, Serdal; Yıldız, Avni; Güven, Bülent

· A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
Borges, Rosimeire Aparecida Soares; Duarte, Aparecida Rodrigues Silva; Campos, Tânia Maria Mendonça

· Thematic Research Trends in Mathematics Education in Spain
Bracho, Rafael; Torralbo, Manuel; Maz-Machado, Alexander; Adamuz, Natividad

· A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional
Costa, Bruno José Ferreira da; Tenório, Thaís; Tenório, André

· On the Teaching of Poisson Distribution in Engineering Education
Cruz-Ramírez, Miguel; Álvarez-Reyes, Salvador Eladio; Pérez-Santos, Francisco Javier

· O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
Rosa, Josélia Euzébio da; Damazio, Ademir; Silveira, Gisele Mezzari

· Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
Damázio Júnior, Valdir

· Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz; Bellemain, Paula Moreira Baltar; Teles, Rosinalda Aurora de Melo

· Teachers’ Trigonometric Meaning
Espinosa, Gisela Montiel; Cortés, Gonzalo Jácome

· A Practice Model to Analyze the Social Process of Academic Institutionalization of Mathematical Knowledge
Vigo, Verónica Molfino; Ábalos, Gabriela Buendía

· Difficulties in Codifying, Relating, and Sorting Algebraic Verbal Problems: two studies with secondary students and pre-service teachers
Gómez-Ferragud, Carlos B.; Solaz-Portolés, Juan José; Sanjosé, Vicente

· Statistical Reasoning of University Students on Data Analysis in Computational Environment
Cazares, Santiago Inzunsa

· Práticas Laborais nas Salas de Aula de Matemática da EJA: perspectivas e tensões nas concepções de aprendizagem
Schneider, Sonia Maria; Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis

· Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores
Kistemann Jr., Marco Aurélio; Lins, Romulo Campos

· O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
Lucas, Catarina; Fonseca, Cecilio; Gascón, Josep; Casas, José

· A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
Maciel, Paulo Roberto Castor; Cardoso, Tereza Fachada Levy

· Atribuições Dadas à Matemática e Ansiedade ante a Matemática: o relato de alguns estudantes do ensino fundamental
Mendes, Alessandra Campanini; Carmo, João dos Santos

· O Euclides e Seus Rivais Modernos, de Lewis Carroll (1879): uma apresentação
Montoito, Rafael; Garnica, Antonio Vicente Marafioti

· Probabilistic Thinking of Biology Teachers in Training
Moreno, Amable; Cardeñoso, José María; González-García, Francisco

· The Contribution of the Spanish Mathematical Society to Mathematics Education during the First Twenty Years to the Foundation
Peralta, Javier

· Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa

· Significados e Representações dos Números Racionais Abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Silva, Fernanda Andréa F.; Santiago, Mônica Maria Lins; Santos, Marcelo Câmara dos

· Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
Silva, Angélica da Fontoura Garcia; Serrazina, Maria de Lurdes; Campos, Tânia Maria Mendonça

· Academic Mathematical Discourse and Exclusion. A Socio-epistemological Vision
Soto, Daniela; Cantoral, Ricardo

· Use of Letters as a Source of Errors for University Students in Solving Algebraic Tasks
Suárez, José García; Alex, Isidoro Segovia; Gómez, José Luis Lupiáñez

· A construção de identidades online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso a distância
Vanini, Lucas

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica
Matucheski, Silvana

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental
Kistemann Jr., Marco Aurélio

· texto em Português · Português ( pdf epdf )

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20140003&lng=pt&nrm=iso