Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.28, n.49 (2014)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.28 no.49 Rio Claro ago. 2014

Editorial
· Editorial

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Articles
· O Currículo de Matemática em revista: um editorial
Pires, Célia Maria Carolino; Godoy, Elenilton Vieira; Silva, Márcio Antonio da; Santos, Vinício de Macedo

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· School Mathematics Curriculum and the Governing of the Modern Subject
Valero, Paola; García, Gloria

· Currículo como Currere, como Complexidade, como Cosmologia, como Conversa e como Comunidade: contribuições teóricas pós-modernas para a reflexão sobre currículos de matemática no ensino médio
Silva, Marcio Antonio da

· Pesquisas e Documentos Curriculares no Âmbito da Educação Matemática de Jovens e Adultos
Januario, Gilberto; Freitas, Adriano Vargas; Lima, Katia

· Livros Didáticos e Apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
Fonseca, Aline Germano; Vilela, Denise Silva

· A Transformação dos Textos dos Materiais Curriculares Educativos por Professores de Matemática: uma análise dos princípios presentes na prática pedagógica
Aguiar, Wagner Ribeiro; Oliveira, Andreia Maria Pereira de

· Gestão do Currículo de Matemática sob Diferentes Profissionalidades
Crecci, Vanessa Moreira; Fiorentini, Dario

· Professores dos Três Primeiros Anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo e suas Relações com o Currículo Prescrito e Apresentado no Ensino de Matemática
Vece, Janaina Pinheiro; Curi, Edda

· Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
Santos, Marcelo Câmara dos; Ortigão, Maria Isabel Ramalho; Aguiar, Glauco da Silva

· A Relação Família-Escola e a Prática do “Dever de Casa” de Matemática: um estudo sobre seus tensionamentos
Knijnik, Gelsa; Junges, Débora de Lima Velho

· Currículo e o Papel da Pesquisa: Relatório para o ICME 12
Burrill, Gail; Lappan, Glenda; Gonulates, Funda

· Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico
Mendes, Nacarato Adair; Passos, Cármen Lucia Brancaglion; Silva, Heloisa da

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· 20 Minutos na Fila: sobre experiência, relato e subjetividade em Imre Kertész
Bondía, Jorge Larrosa; Fernandes, Filipe Santos

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Scientific Production about Narrative in Mathematics Education field in the Web of Science
Bracho, Rafael; Jiménez-Fanjul, Noelia; Maz-Machado, Alexander; Torralbo-Rodríguez, Manuel; Fernández-Cano, Antonio

· De Professor de Matemática a Pesquisador em Educação Matemática: uma trajetória
Trevisan, André Luis

· Perscrutando Diários de Aulas e Produzindo Narrativas sobre a Disciplina Estágio Supervisionado de um Curso de Licenciatura em Matemática
Gonçalves Júnior, Marcos Antonio; Carvalho, Dione Lucchesi de

· Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
Zuffi, Edna Maura; Degrava, Cláudia Flora; Utsumi, Miriam Cardoso; Prado, Esther Pacheco de Almeida

· História da Educação Matemática, Formação de Professores a Distância e Narrativas Autobiográficas: dos sofrimentos e prazeres da tabuada
Gomes, Maria Laura Magalhães

· As Narrativas de Duas Professoras em seus Processos de Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística
Lopes, Celi Espasandin

· Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
Azevedo, Priscila Domingues de

· Narrativas de Alunas-Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma cultura de aula de matemática
Carneiro, Reginaldo Fernando

· Biografia do Orvalho: considerações sobre narrativa, vida e pesquisa em Educação Matemática
Fernandes, Filipe Santos

· Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
Cury, Fernando Guedes; Souza, Luzia Aparecida de; Silva, Heloisa da

· O uso de blogs como tecnologia educacional narrativa para a forma/ação inicial docente
Santos, Luciane Mulazani dos; Miarka, Roger; Siple, Ivanete Zuchi

· Narrativas Multimodais: a imagem dos matemáticos em performances matemáticas digitais
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da

· Como Seria um Mundo sem Matemática? Hein?! Na tensão narrativa-verdade
Clareto, Sônia Maria; Rotondo, Margareth A. Sacramento

· Um reposicionamento: reconhecendo nossas contradições
Cox, Dana; D?Ambrosio, Beatriz Silva; Keiser, Jane; Naresh, Nirmala

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20140002&lng=pt&nrm=iso