Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.27, n.46 (2013)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.27 no.46 Rio Claro ago. 2013

Editorial

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
A Gênese Instrumental na interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de matemática
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira; Alencar, Sergio Vicente

Escolas radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
Assis, Márcia Maria Alves de

Ensino de funções polinomiais de grau maior que dois através da análise de seus gráficos, com auxílio do software Graphmatica
Dazzi, Clóvis José; Dullius, Maria Madalena

Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem
Bona, Aline Silva De; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo

Atividades investigativas de aplicações das derivadas utilizando o GeoGebra
Gonçalves, Daniele Cristina; Reis, Frederico da Silva

A produção de significados de estudantes do ensino fundamental para tarefas geométricas
Henriques, Marcílio Dias

Tarefas aritméticas para o 6º ano do Ensino Fundamental
Loth, Maria Helena Marques; Silva, Amarildo Melchiades da

Kit de primeiros socorros: um guia para professores que, repentinamente, passam a atuar na EaD
Melillo, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima; Kawasaki, Teresinha Fumi

Interdisciplinaridade no PROEJA: uma proposta possível no caderno temático saúde e números
Miranda, Paula Reis de; Gazire, Eliane Scheid

Um estudo de planos, cilindros e quádricas, na perspectiva da habilidade de visualização, com o software Winplot
Mota, Janine Freitas; Laudares, João Bosco

Um pouco de história das funções: algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Viana, Marger da Conceição Ventura; Rosa, Milton

Modelagem matemática e o ensino de ajuste de funções: um caderno pedagógico
Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Santos Júnior, Guataçara dos

Dividindo histórias e opiniões: o produto de uma pesquisa em história da educação matemática
Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes; Villela, Lucia Maria Aversa

Ensino de trigonometria numa abordagem histórica: um produto educacional
Gomes, Severino Carlos

Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do Ensino Médio
Strapason, Lísie Pippi Reis; Bisognin, Eleni

Inclusão de estudantes cegos nas aulas de matemática: a construção de um kit pedagógico
Uliana, Marcia Rosa

Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
Vieira, Gilberto; Paulo, Rosa Monteiro; Allevato, Norma Suely Gomes

Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra
Lopes, Maria Maroni

Uma introdução às funções de variável complexa no ensino médio: uma possibilidade através do uso de animações interativas
Monzo, Larissa Weyh; Gravina, Maria Alice

WebQuests, oficinas e guia de orientação: uma proposta integrada para a formação continuada de professores de matemática
Azevedo, Marcos Cruz de; Puggian, Cleonice; Friedmann, Clícia Valladares Peixoto

Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
Civiero, Paula Andrea Grawieski; Sant’Ana, Marilaine de Fraga

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20130003&lng=pt&nrm=iso