Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.27, n.45 (2013)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

 

Sumário
Bolema vol.27 no.45 Rio Claro abr. 2013

Editorial
· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
Araman, Eliane Maria de Oliveira; Batista, Irinéa de Lourdes

Mathematical literacy and its development through elementary-education programs and occupations that do not require much schooling
Avila, Alicia

Discursos do professor de matemática e suas implicações na compreensão dos alunos
Barboza, Pedro Lucio; Rego, Rômulo Marinho do; Barbosa, Jonei Cerqueira

Modelagem de conceitos e processos matemáticos por redes de petri coloridas: o caso da integrabilidade de funções reais
Barroso, Natália Maria Cordeiro; Soares, José Marques; Barroso, Giovanni Cordeiro; Mota, João Cesar Moura; Borges Neto, Hermínio

História da educação e literatura: possibilidades de relações
Brito, Arlete de Jesus; Ribeiro, Maria Augusta

Problem solving in mathematics and its integration with the teaching of ethical values: the Chilean case
Díaz Quezada, Verónica; Letelier, Alvaro Poblete

Competências profissionais de professores de matemática do ensino médio valorizadas por uma boa escola: a supremacia da cultura da performatividade
Franco Neto, Vanessa; Silva, Marcio Antonio da

O papel do professor e do aluno frente ao uso de um software de geometria interativa: iGeom
Isotani, Seiji; Brandão, Leônidas de Oliveira

A prática discursiva das altas habilidades em matemática
Jelinek, Karin Ritter

Examinando o método de provas e refutações na educação de professores pré-serviço
Karakuş, Fatih; Bütün, Mesut

Jovens e adultos construindo e interpretando gráficos
Lima, Izauriana Borges; Selva, Ana Coêlho Vieira

O corpo despido pelas práticas de desenhar: dos usos à disciplinarização do desenho
Machado, Rosilene Beatriz; Flores, Cláudia Regina

Some indicators of the development of derivative schema
Sánchez-Matamoros, Gloria; Mercedes, García; Llinares, Salvador

Aula de matemática: as relações entre o rujeito e o conhecimento matemático
Pompeu, Carla Cristina

Resenhas
· A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo
Buissa, Inês Florinda Luís; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Análise matemática e afetividade: uma resenha de três trabalhos de Roberta D’Ângela Menduni Bortoloti
Otero-Garcia, Sílvio César; Cammarota, Giovani

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre educação matemática brasileira na primeira década do século XXI
Silva, Tatiane Taís Pereira da

· texto em Português · Português ( pdf epdf )

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20130001&lng=pt&nrm=iso