Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.26, n.44 (2012)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

 

Sumário
Bolema vol.26 no.44 Rio Claro dez. 2012 

Editorial
Garnica, Antonio Vicente Marafioti 

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Editorial Especial
Cantoral, Ricardo; Reyes-Gasperini, Daniela 

· texto em Espanhol · Espanhol ( pdf epdf )
Artigos
· 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática)
Moreira, Plinio Cavalcanti 

· Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagem
Costa, Adriana Corrêa; Rohde, Luis Augusto; Dorneles, Beatriz Vargas 

· Por que a matemática é importante?: uma comparação entre professores de matemática turcos e alemães
Dede, Yüksel 

· Assessing prospective secondary school teachers’ biases in conditional probability reasoning
Díaz, Carmen; Contreras, J. Miguel; Batanero, Carmen; Roa, Rafael 

· As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
Garnica, Antonio Vicente Marafioti; Gomes, Maria Laura Magalhães; Andrade, Mirian Maria 

· Reflexões sobre análise institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas
Henriques, Afonso; Nagamine, André; Nagamine, Camila Macedo Lima 

· Percepções de concluintes de pedagogia sobre a formação inicial do professor para a docência de matemática
Costa, Nielce Meneguelo Lobo da; Poloni, Marinês Yole 

· Ethnomathematics in braiding crafts: a methodological model for research
Oliveras, María Luisa; Albanese, Veronica 

· Momentos diferentes no stage participativo de abstração de concepções matemáticas dos estudantes do secundário
Roig, Ana-Isabel; Llinares, Salvador; Penalva, Maria del Carmen 

· As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
Serrazina, Maria de Lurdes; Ribeiro, Deolinda 

· Marco figural how to factorize tools polynomials quadratics
Méndez Olave, Teresita 

· O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
Valente, Wagner Rodrigues 

· Analysis of the student teachers’ conceptions on mathematics and its teaching and learning
Zapata, Marcos A.; Blanco, Lorenzo J.; Camacho, Matías 

Resenhas
· Trilhas na construção de versões históricas sobre um Grupo Escolar
Matucheski, Silvana 

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· A regulação da produção discursiva entre professor e alunos em um ambiente de modelagem matemática
Prado, Airam da Silva 

· texto em Português · Português ( pdf epdf )

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20120004&lng=pt&nrm=iso