Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.26, n.42B (2012)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

 

Sumário
Bolema vol.26 no.42B Rio Claro abr. 2012

Artigos
· A história da derivada de Mariana: uma experiência didática
Baldino, Roberto Ribeiro; Fracalossi, Aline Schröpfer

· Educação matemática na escola indígena sob uma abordagem crítica
Bernardi, Luci dos Santos; Caldeira, Ademir Donizeti

· An exploratory study about student teachers’ numerical competences
Contreras, Luis C.; Carrillo, José; Zakaryan, Diana; Muñoz-Catalán, Mª Cinta; Climent, Nuria

· Study of the praxeologies proposed to study in a university calculus course
Corica, Ana Rosa; Otero, María Rita

· The nature of elementary algebraic reasoning
Godino, Juan D.; Castro, Walter F.; Aké, Lilia P.; Wilhelmi, Miguel R.

· O ler e o escrever na construção do conhecimento matemático no Ensino Médio
Oliveira, Roberto Alves de; Lopes, Celi Espasandin

· Equação e conhecimento matemático para o ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática
Ribeiro, Alessandro Jacques

· Development of knowledge for teaching proportionality in prospective elementary teachers
Rivas, Mauro A.; Godino, Juan D.; Castro, Walter F.

· Saberes quilombolas: um estudo no processo de produção da farinha de mandioca
Vizolli, Idemar; Santos, Rosa Maria Gonçalves; Machado, Renato Francisco

· Saúde e números: uma parceria de sucesso
Miranda, Paula Reis de; Gazire, Eliane Scheid

· Qual o papel que a memória de trabalho exerce na aprendizagem da matemática?
Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas

· A relação entre diferentes tipos de erros cometidos por estudantes e o conhecimento exigido para resolver problemas-palavra
Haghverdi, Majid; Semnani, Ahmad Shahvarani; Seifi, Mohammad

· Analysis of a process of statement on the teaching of the limit of a function
Contreras de la Fuente, Ángel; García Armenteros, Manuel; Font Moll, Vicenç

· A regra dos sinais para a multiplicação: ponto de encontro com a noção de congruência semântica e o princípio de extensão em matemática
Moretti, Méricles T.

· As concepções de professores pós-graduandos sobre provas formais
Uğurel, Işikhan

Resenhas
· Modelagem em Educação Matemática
Kistemann Jr., Marco Aurélio

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo
Santos, Evelaine Cruz dos

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· A transição do cálculo para a análise: uma resenha de três trabalhos de Márcia Maria Fusaro Pinto
Otero-Garcia, Sílvio César

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
· Educação Matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
Matucheski, Silvana

· texto em Português · Português ( pdf epdf )

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20120002&lng=pt&nrm=iso