Livros e Publicações

capa_cartilhaacessibilidade

Acessibilidade : guia prático para o projeto de adaptações e novas normas

A diversidade é o que enriquece a raça humana. É preciso entendê-la e acolher todas as pessoas, em todos os contextos e em todos os lugares, mas, para isso, é fundamental que os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua façam a sua parte projetando edificações, tecnologias e serviços alinhados com a Legislação Federal e as Normas Técnicas de Acessibilidade. Investir em acessibilidade vai muito além de uma responsabilidade profissional. É uma oportunidade de diferenciação para atender uma demanda de 45,6 milhões de brasileiros com deficiência e 19 milhões de idosos, que juntos correspondem a 32% da população do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (CENSO 2010). E pelas projeções do IBGE (2012), a partir de 2040 haverá mais idosos que jovens. Com isso, surgem diversas oportunidades em novas áreas de produtos e serviços para atender estas demandas. O conceito de “Acessibilidade” é importante em todas as áreas de conhecimento, com destaque para as áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Devido a essa necessidade, a Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos – CTAE desenvolveu este material no formato de uma cartilha que apresenta um resumo das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Legislações Federais e outras informações relevantes. Desta forma, esta cartilha tem como objetivo apresentar a acessibilidade de forma mais ampla que a norma para edificações, mobiliários e vias públicas (NBR 9050), mostrando os principais conceitos para as diversas situações relacionadas à pessoa com deficiência.

Completa: http://www.confea.org.br/sites/default/files/uploads/cartilha_acessibilidade2018_PDF_site.pdf