folder_arvore-capa

Boas Práticas em Podas de Árvores Urbanas

Com o avanço da modernidade e aumento da população, a ocupação do solo urbano torna-se um problema sistemático e desafiador.

A questão da Poda de Árvores no passeio público ainda é, sem dúvida, um grande desafio na atualidade.

Outros desafios associados são: a escolha da espécie para o local; o plantio e os cuidados necessários para cada espécie arbórea; a falta de conhecimento da população; a falta de orientação por parte dos órgãos públicos e/ou gestores; a deficiência ou até a inexistência em muitos municípios de equipes técnicas preparadas para o manejo de árvores lenhosas; a insuficiência de fiscalização e de punição de infratores perante a legislação; a ausência de incentivos e a falta de equipamentos técnicos modernos para efetuar podas.

Cada vegetal tem características próprias, quanto ao  formato de copa, idade, época de florescimento, desenvolvimento das raízes, quantidade de oxigênio liberado no ar (fotossíntese) e outras.

Por esse motivo é necessário ter atenção ao executar qualquer tipo de poda, sendo que, na sua ocorrência, deverá ser realizada por pessoas capacitadas, munidas dos equipamentos corretos.